Início » FAQ » Software » Qual a diferença entre software shareware e freeware?
Qual a diferença entre software shareware e freeware?
|  tag: Software

Resposta:

Shareware: Shareware é uma modalidade de distribuição de software em que você pode copiá-lo, distribuí-lo sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período. No entanto, você se coloca no compromisso moral de pagar uma taxa (geralmente pequena em comparação a outros softwares proprietários) caso queira usá-lo sistematicamente. Passado o tempo de avaliação o software pode parar de funcionar, perder algumas funções ou ficar emitindo mensagens incômodas de aviso de prazo de avaliação expirado. Esta modalidade de distribuição é um meio que alguns produtores usam para não só divulgar o seu trabalho, como começar a ganhar um pouco de dinheiro com ele. Resumindo, o shareware foi criado para ser um mecanismo de distribuição de softwares que não deixa o usuário desfrutar-se de seus serviços por muito tempo sem pagar uma taxa.

Freeware: Um software gratuito ou freeware é um programa de computador gratuito para o público, ou seja, não é preciso pagar algum tipo de licença de uso para utilizá-lo. Por outro lado, também a sua comercialização, directa ou incluída em pacotes pagos, não é permitida pelo autor. Pode ser utilizado por período indeterminado (não deixa de funcionar ou perde parcialmente sua funcionabilidade após transcorrido certo período). É diferente de software livre ou open source, pois ser software gratuito não implica que possa ser modificado ou que se possa utilizar qualquer parte do programa em um programa próprio. Programas contendo Adware de qualquer tipo não podem ser inteiramente considerados gratuitos, já que o utilizador tem um preço a pagar pelo uso do program, quer seja o visionar de publicidade que seja o redireccionamento de páginas web, entre outras. Um exemplo de software gratúito e muito importante no mundo atual é o Acrobat Reader um dos mais famosos leitores de PDF.

Fonte: Wikipedia