Início » FAQ » Software » Quais os produtos Microsoft abrangidos pela licença de Campus?
Quais os produtos Microsoft abrangidos pela licença de Campus?
|  tag: Software

Resposta: O Microsoft Campus Agreement (MCA) é um contrato subscrito anualmente entre a Universidade do Porto e a Microsoft.

Através deste contrato é realizado o licenciamento de produtos designados por primários e servidores.

O licenciamento dos produtos primários, ao contrário do que se poderia supor, não é função do número de máquinas envolvidas, mas sim de acordo com o número de funcionários. A contabilização destes é feita segundo o conceito de FTE (Full-time equivalent), ou seja, de acordo com a definição dada pela Microsoft: pessoas que trabalhem para a instituição 200 ou mais horas/ano e que usem computadores no exercício das suas actividades.

O MCA é renovado anualmente e vigora entre 1 de Abril do ano civil respectivo e 31 de Março do ano civil seguinte.

Os produtos primários não podem ser adquiridos separadamente e terão que ser subscritos em tantas unidades quantos os FTE declarados.

Os produtos servidores são licenciados em tantas unidades quantas as indicadas anualmente por cada unidade orgânica e organismo da U.PORTO.

No que se refere ao sistema operativo desktop, chama-se a atenção que o licenciamento apenas contempla actualizações (upgrades) deste, exigindo-se que o computador disponha previamente de uma versão de sistema operativo desktop da Microsoft ou Macintosh devidamente licenciada (típicamente licença OEM – Original Equipment Manufacturer).

Salienta-se que na aquisição de um computador novo, se o sistema operativo MS Windows vier instalado, o fornecedor é obrigado a entregar ao cliente a licença respectiva e tal deve ser sempre exigido.

Nas condições do licenciamento, os produtos primários subscritos por cada unidade orgânica ou organismo poderão ser utilizados em todos os computadores da mesma.

O licenciamento inclui igualmente a possibilidade do pessoal da instituição utilizar nos seus computadores pessoais, por exemplo em casa, os produtos primários que a unidade orgânica ou organismo tem licenciados (Work at Home rights).

Produtos Primários:

• Actualizações para Windows Enterprise
  • Office Enterprise:
    • Access
    • Communicator
    • Excel
    • Groove
    • InfoPath
    • OneNote
    • Outlook
    • PowerPoint
    • Publisher
    • Word
  • Project Pro
  • Visio Pro
  • Core CAL (Windows Server, Exchange Server, SharePoint CAL e SMS CAL)

Mais pormenores sobre a licença de campus da microsoft para todas as instituições da UP podem ser consultados em UPorto - TIC.

Software alternativo ao Microsoft Office